Soundbird

|



Soundbird. Um ser generativo e audio-reactivo. Soundbird voa continuamente pelo espaço deixando o seu rasto como mapa da actividade sonora dos participantes no espaço e convidando-os a manter a pintura viva através do som. Esta instalação interactiva foi originalmente concebida para o Hall do edificio-sede da Interactive Corps. em Nova Iorque, percorrendo os 36 metros de comprimento da sua superfície de projecção em constante interacção com os visitantes do espaço. Rui Pereira (rux) é um criativo, designer de interacção, investigador: hacker.
O seu trabalho é extremamente influenciado pela natureza do media e seus erros, percepção inter-sensorial e performance media. Live visuals performer desde 2000, rux participou em vários festivais e eventos internacionais e descontente com os interfaces normalmente usados começou a desenvolver as suas próprias ferramentas hardware e software para live-visuals. Loop-r (2003) e looop-r (2007) sao dois protótipos fruto da investigação iniciada em 2003 e reconhecida em diversas conferencias de interacção humano-computador e festivais (FILE 2006 – (Sao Paulo), NIME 2007 (US), VBRooklyn (NY), ACE 2008 (Japao). A sua paixão por interfaces, expressividade dos media, mas também, a incapacidade para criar musica levaram-no a criar interfaces para pessoas que não sabem assobiar; para aqueles que não sabem tocar um instrumento mas querem ser Super Stars (TüISt); híbridos mecânicos entre caixas de ritmo e bicicletas, robots que comunicam através de video-clips (IEM) e parasitas feitos de código que se alimentam de pele humana.
Rui Pereira é mestre em Interactive Telecommunications Program pela NYU-Tisch School of the Arts e continua a gostar de brincar com a tecnologia e as pessoas.

0 comentários:

Enviar um comentário