Março '13 | 4ª Semana

|


O MEDO QUE O GENERAL NÃO TINHA

Em Portugal tivemos um general que não teve medo. Hoje parecemos viver no medo. Do general ficou-nos a memória, o nome em algumas praças e fotos. As fotos, onde o general emoldurado por uma multidão, prova que não era apenas um general sem medo, foi um momento em que se acreditou que não ser necessário o medo. Foi um pequeno impulso propulsor que nos ajudou a libertar.

“O medo que o General não tinha” foi considerado um dos 10 melhores espectáculos nacionais do ano de 2012 pelo jornal o Público.

O texto deste espectáculo é uma torrente que só tem paralelo no modo irrequieto com Rodrigo Santos salta de personagem em personagem, é ele próprio, volta à personagem e ainda improvisa.

Um desassossego que serve o tema: o medo, ou a falta dele, ou a coragem para o enfrentar, ou a inconsciência que é fazer espectáculos de teatro em Portugal, em especial sobre temas tão ideologicamente vigiados como o da resistência à ditadura Salazarista. Uma medalha de mau-comportamento

Texto | Ricardo Alves e Rodrigo Santos
Encenação | Ricardo Alves
Interpretação | Rodrigo Santos

Maiores de 16 anos
Entre 7 de Março e 5 de Abril, de terça a sábado pelas 22h02 (Abertura de portas às 21h30)

Preço único de 5 euros, preço simpático facultativo 7,5 euros
Marcações e informações 911 725 762

-:-

Quarta, 20 de Março
STUDENT CAFÉ CONCERTO
Clube > FREUD&EU (live) & ABU
Bar > ROMANO & DENTINHO

Freud&Eu
Outro dia... Outra viagem... Os mesmos passageiros... Outro Rock! Apoiado num conceito estético de tonalidades turvas e escassas, numa sonoridade brava e densa e num repertório lírico extenso, o projecto Freud&Eu surge para inflamar o auditório com dúvidas e outro rock. O álbum de estreia "Sinto Falta De Acordar" editado em Maio 2010 quer granjear espaços no panorama musical português. Este “outro rock” apresenta: Bruno Nicolau (voz), Peter Vieira (sax), Luís Ribeiro (guitarra), Sérgio Valmont (baixo) e Rui Ribeiro (bateria). Os concertos são descargas de adrenalina acompanhadas com recolhimentos onde a vertente freudiana adquire forma e cor.
facebook.com/freudeeu

Romano
Romano é um conhecido DJ de reggae da cidade do Porto. É membro também dos Souls Of Fire.
facebook.com/romano.rafael

Dentinho
Dentinho nasceu a 6 de Agosto de 1987 na cidade do Porto, começou a sua caminhada no Reggae no ano 2000. Foi convidado para a sua primeira banda chamada Isaiah Roots em meados de 2003 para ser percussionista, onde começou a levar a serio a parte musical e a desenvolver outras capacidades dentro da música. Uns anos mais tarde recebeu o convite para iniciar a banda Human Chalice , inicialmente como guitarrista e mais tarde vocalista, nessa mesma banda, teve oportunidade de pisar palcos como o Coliseu do Porto, Teatro Sá da Bandeira, Sudoeste. Dentinho tocou ao lado de artistas como Israel Vibration, General Levy, Richie Spice, Alborosie, Jahcoustix, Patrice, Gentleman, Lutan Fyah, Jah Mason, Jah Cure, Zion Train, entre outros. Mais tarde, Dentinho foi chamado para ser guitarrista da banda Higher Ites e também das mais conceituadas bandas portuguesas de Reggae, One Love family. Dentinho, ao longo destes anos, não só tem trabalhado nas bandas mencionadas, como também está atualmente a desenvolver o seu projeto a solo, produzindo assim os seus temas e dando a cara á sua música com todo o feeling adquirido ao longo destes anos.
facebook.com/officialdentinhomusic

-:-

Quinta, 21 de Março
CHÁ DAS QUINTAS
Clube > FRESHKITOS & NUNO CARNEIRO
Bar > FRESHKITOS FATHER & AS RITAS

Freshkitos
Freshkitos é o projecto criado por Gustavo e DJ Phil que ao longo deste últimos anos tem movimentado o underground portuense, quer através dos seus djs sets, como pela programação de que são responsáveis no Gare. Movimentam-se pelas várias vertentes da música de dança actuando frequentemente no norte do país, ao lado de nomes como Laurent Garnier, Felix Da Housecat, Ricardo Villalobos, André Galluzzi, Michael Mayer, Tiga, 2manydjs, entre outros.Diversão e irreverência são dois dos ingredientes usados para criar os momentos de euforia que marcam as suas actuações na noite mensal que possuem no Armazém do Chá à qual ironicamente chamam Chás das Quintas… ou das Sextas.
facebook.com//freshkitos

Nuno Carneiro
Nuno Carneiro é para a vida. Quem nao conhece, dispersa-se no fundo. Quem conhece, sabe como é. A experiência paranormal que nos oferece, aquece qualquer dancefloor por onde passa e remete-nos a um imaginário, onde os amantes do techno se encontram para brindar à vida. É, desde há muito, um nome forte no panorama musical da cidade do Porto. Com fortes convicções, Nuno Carneiro triunfa e assim quer continuar. De passagem pelas casas mais importantes de Portugal, orgulha-se de partilhar os deck's com nomes tão sonantes como Groove Armada, Adam Beyer, Dave Clarke, Green Velvet, Gui Boratto, Josh Wink, Anja Schneider, Joseph Capriati, Ben Klock, Stephan Bodzin, Pan-Pot, Ivan Smagghe, Martin Stimming, Pär Grindvik. Esta jovem promessa do techno é muito mais que isso: tudo o que promete, cumpre. E tudo o que é cumprido é feito com gosto.
facebook.com/carneironuno

Freshkitos Father
Após o regresso a Portugal de uma viagem em auto-stop, vindo da Alemanha onde viveu e tocou numa banda, Joe estreou-se atrás dos pratos em Barcelona, aos 17 anos de idade. Depois da estreia percorreu com a case norte e sul de Portugal, passou por Hamburgo, onde residiu alguns anos e montou um bar onde a música fazia parte integrante do menu, levando a diversidade musical e ritmos latinos a parte desconhecida, desde Jorge Ben a Tom Jobim, passando por Elis Regina, não esquecendo a música portuguesa e anglo-saxónica. Com estadias sempre baseadas na cena musical, viveu em Oslo, Londres, Zurique e outras cidades europeias, regressando há cinco anos a Portugal. No meio destas aventuras teve um bar com amigos na Ribeira, trabalhou em Albufeira, foi residente no Área e no Twins, no Porto. Tocou no Swing, no Indústria e no Maré Alta, entre outras casas emblemáticas. As suas influências passam pelo funk, rock sinfónico, electrónica e não só. Destaca nomes como Frank Zappa, Pink Floyd, Cat Stevens, Peter Gabriel, Johnny 'Guitar' Watson, Masters at Work, Laurent Garnier, Pete Herbert, Frankie Knuckles e Kruder & Dorfmeister. Esteve extremamente atento à selecção musical de Richard Dorfmeister de Novembro 2008, no Gare Clube, classificando a noite como uma das suas favoritas.Um dos próximos objectivos de Joe é ter um programa numa rádio. A música perfeita: "What a wonderful world" de Louis Armstrong.
facebook.com/dj-joe-k-aka-freskitos-father

As Ritas
As Ritas são duas meninas, as Ritas são bonitas, as Ritas são "festeiras". Música sem preconceitos apenas o que elas quereriam ouvir caso estivessem a dançar.
facebook.com/as-ritas

-:-

Sexta, 22 de Março
DOWNTOWN SURF MOVEMENT
Clube > DISCA RISCOS b2b SOBASS, YOUTH CULTURE SOUND, T-REX SOUND, IRIE JAH & WIPE OUT SOUND
Bar > RASHEED & ABU

Disca Riscos
Disca-Riscos é Jorge Cardoso, nascido em Portugal em 1984. Cresceu em Espinho a ouvir Hip-Hop. Começou a criar a sua musica como autodidata manipulando discos e foi representando a musica e cultura urbana Portuguêsa. É um DJ pioneiro de uma viagem espacial interestelar, com meditação insight, permanência calma e funk tântrico. Assim, seus sets vao para o divertimento e música vibrante , o seu próprio estilo particular, é uma mistura entre Breakbeat, Hip-Hop, Drum n Bass e, claro, muito scratchs...
facebook.com/disca-riscos

Sobass
DJ de Gaia a representar a Garagem e a Ear Sound em Portugal e a label Dubzilla no Reino Unido. Habitual residente nas melhores festas de Drum & Bass de Norte a Sul do país. DJ versátil que tem como principais influências o Neuro Funk assim como o Intelligent e o Jump Up. Já partilhou cabine com nomes como Audio , Panacea , Dirtyphonics, The Upbeats, State of Mind, Prolix, Masheen, Kano, Bad Company, Dynamic, Gancher & Ruin, Neonlight, Drum Drumsound & Bassline Smith, Sub-Zero Crissy Criss, Cabbie, Callide, Allied, Zen, Anile, Alix Perez, Amoss, Hardlogik, Netsky, A.m.c, Technical Itch , Robyn  Chaos, Erre, Borgore, Diselboy , C.A.2K, Erb n Dub, Chris Renegade, Aeph entre outros…
facebook.com/sobassdnb
soundcloud.com/sobass

Youth Culture
Disse Louis Kahn “Até o mais simples tijolo ambiciona ser um dia algo maior”. Com origem apontada para uma data que permanece ainda hoje difícil de definir com perfeita exactidão, o soundsystem Youth Culture desde sempre cobiçou uma autónoma capacidade de propagação cultural. Com a música como plataforma de expressão universal, Watts e Decibéis impõe o seu protesto em terras que nem o omnipresente Belzebu se lembraria visitar para promover as suas mais sombrias conquistas.
facebook.com/youth-culture-soundsystem-pt
myspace.com/youthculturesoundsystem

Irie Jah Sound (Tha Real Young Gunz)
Irie Jah Sound (Tha Real Young Gunz) é um Sound System nascido em Novembro de 2011. Formado por um Selecta/DJ (Vespi) e por um Toaster/MC (Mad Green). Desde o Reggae propriamente dito, passando pelo Hip-Hop até aos enérgicos Dancehall e Soca. Projecto que hoje conta com parcerias e apoios fundamentais da Vestax, Art of Joint e Maze Streetwear. Ao longo do tempo foram sendo chamados por algumas das melhores  e mais conceituadas organizações de eventos para actuar nos grandes clubes assim como festivais ao lado dos melhores artistas do género.
facebook.com/iriejahsound

Rasheed
DJ do Porto-Música-Inter-Nacional. Um mote a haver seria: "Celebração da Música"; entendendo-se aqui "Música" como veículo priveligiado para o encontro de culturas-maneiras-ideias de estar concorrentes para um bem-estar generalizado. São muitas as sonoridades invocadas no decorrer desta celebração: Sons da Terra em toda a sua força: a saber reggae, a bailar Cuba, a swingar o funk, na jinga Africana, no sabor de uma bossa ,a partir dum drum and bass ou a abanar tudo demais num rock. O temporal é relativo: é tanto dos 60 como ao dos 90, ou então para todas as idades que se entenderem: ora agora presente,B ou então futuro que se nem sabe: "A vida é como a música: não as há as regras - é festa aqui." Dados abiográficos impessoais apartilhados: Rasheed é de Leça da Palmeira; como DJ já leva algum tempo.
facebook.com/dj-rasheed

-:-

Sábado, 23 de Março
Clube > AQUA NEBULA OSCILLATOR (live), CLUB GARAGE DJs, NUNO SILVA, RODAS & WITCHELL
Bar > SU.MMER & ALLEXX

Aqua Nebula Oscillator
Os parisienses Aqua Nebula Oscillator vêm a Portugal apresentar o seu terceiro álbum numa mistura única de elementos espaciais e ocultos de psy-rock inspirado numa fantasia de filmes sci-fi, Hieronymus Bosch, Aliens e UFOs. A banda é formada por David Spher'os (guitarra, sitara e voz), Simon Bouteloup (baixo) e Vince Posadzki (bateria e guitarra).
facebook.com/aquanebulaoscillator
myspace.com/aquanebulaoscillator

Club Garage
Revivalista, exigente, criterioso, oportuno, escaldante, o Club Garage aponta baterias a noites gloriosas e poderosas de rock'n'roll, percorrendo os primórdios do soul e blues, a excitação garage dos sixties, os loucos ritmos do surf, o visceral psychobilly, e uma aragem rockabilly. Prestando devoção a deuses como Screamin Jay Hawkins, John Lee Hooker, The Sonics, Billy Childish, Cramps, Stray Cats ou Roky Erikson ou esmiuçando compilações únicas como os Nuggets ou Pebbles, o Club Garage deseja espalhar-se por Portugal para alimentar todos os verdadeiros fãs dos sons mais frenéticos e selvagens que a música nos proporcionou até aos dias de hoje. Ana & Machine Guns, Oscar Gomes e Pedro Cadima são os líderes de um projecto e rostos associados à selecção musical do Club Garage. Podem ser os dj's de serviço, ou não, em carteira estão muitos amigos a convidar e bandas a tocar por cada poiso encontrado nesta caminhada. Queremos pistas a ferver, corpos e mexer... a música que nos propomos a passar não se compadece com a indiferença, vai ao encontro das mentes mais abertas, genuínas, intensas... E com esses queremos construir uma identidade forte, solidificar uma alma e recuperar um estilo e abraçar a música mais viciante e doentia. Da mesma forma que mergulha no passado para resgatar as melhores ondas sonoras dos 50's e 60',o Club Garage vai ligar a este vertente o seu olhar cinéfilo, recuperando fitas emblemáticas com fortes conexões musicais...tipo documentários de bandas ou filmes marcantes como Animal House, The Party, Wild Angels... e muitos mais... conforme for avançado o desfile de datas.
facebook.com/111223368900508

Nuno Silva
Nuno Silva, vocalista e guitarrista dos Tornados, traz sempre consigo o melhor do rock 'n' roll para a pista de dança do Armazém.
ostornados.com

Rodas
Para perceber a história do Rock'n'Roll/Rockabilly das últimas décadas na cidade do Porto é necessário descobrir onde estava Rodas na altura! Sem concessões é uma personagem respeitada por toda a Invicta.
myspace.com/rnrrodas

Su.mmer & Alexx
Esta dupla advinda do espaço sideral portuense, com influências tão diferentes quanto complementares, conduz a pista através de uma viagem pela música numa mistura de estilos, desde o minimal ao tech-house, com uns toques ocasionais de electro por pura diversão.

0 comentários:

Enviar um comentário