Abril '13 | 4ª Semana

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Quarta, 24 de Abril
TRIBUTO FELA KUTI
Clube > UNDERGROUND SPIRITUAL BAND (live), DISCA RISCOS & SKATA
Bar > GON, ROMANO, ITCHY & SCRATCHY

Underground Spiritual Band
One Love Prod e todos os músicos envolvidos apresentam a Underground Spiritual Band. Bilan (voz), Paulo Cavernas (guitarra), Tiago Mota (guitarra/voz), Serginho Koala (Bateria/Percussão/Teclados), Romano (Percussão), Rui (Baixo), Márcio Pinto (Percussão/Bateria), Mortágua (Saxofone), Ricardo Formoso (Trompete) e Isa (voz) uma super banda para homenagear Fela Anikulapo Ransome Kuti (Abeokuta, 1938 — 1997). Multi-instrumentista nigeriano, músico e compositor, pioneiro da música afrobeat, activista político e dos direitos humanos. O estilo musical de Fela Kuti é chamado Afrobeat, o que essencialmente é uma fusão de jazz, funk e cantos tradicionais africanos. Possui percussão de estilo africano, vocais e estrutura musical que passa por jazz e seções de metais funky. O "endless groove" também é usado, com um ritmo básico com baterias, muted guitar e baixo que são repetidos durante a música. Essa é uma técnica comum na África e em estilos musicais influenciados por ela, como o funk e o hip-hop. Alguns elementos presentes nas músicas de Fela são chamados de call-and-response (chamada e resposta) com o coro e alguns simples mas significativos rifes. A música de Fela quase sempre tem mais do que dez minutos, alguns atingindo a marca de vinte ou trinta minutos. Essa é uma das muitas razões que sua música nunca atingiu um grau de popularidade substancial fora da África. Sua música era mais tocada em línguas nigerianas, além de algumas músicas tocadas em (Yoruba). Os principais instrumentos de Fela, era o saxofone e o teclado, mas ele também tocava trompete, guitarra e ocasionalmente solos de bateria. Fela se recusava a tocar músicas novamente após já tê-la gravado, o que por sua vez retardos sua popularidade fora d África. Fela era conhecido por sua performance, e seus concertos eram tidos como bárbaros e selvagens. Ele referência sua actuação como um jogo espiritual underground.
facebook.com/one-love-prod

Disca Riscos
Disca-Riscos é Jorge Cardoso, nascido em Portugal em 1984. Cresceu em Espinho a ouvir Hip-Hop. Começou a criar a sua musica como autodidata manipulando discos e foi representando a musica e cultura urbana Portuguêsa. É um DJ pioneiro de uma viagem espacial interestelar, com meditação insight, permanência calma e funk tântrico. Assim, seus sets vao para o divertimento e música vibrante , o seu próprio estilo particular, é uma mistura entre Breakbeat, Hip-Hop, Drum n Bass e, claro, muito scratchs...
facebook.com/disca-riscos

Gon
Vocalista da extinta e fenomenal banda portuense Zen. Um dos mais assiduos dj's da cidade do Porto, apresenta versáteis sets relacionados com os estilos das festas em que é inserido, passando do Rock mais convencional ao Stoner mais pesado, do Ska mais obscuro ao Dub mais conhecido, do Afro mais negro ao World mais comercial, do Funk mais dançavel ao Rap mais oldschool, do D'n'Bass dos noventas ao Dubstep mais denso... venham dançar!

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Sexta, 26 de Abril
RUDE BWOY SOUND
Clube > BEZEGOL, KRONIC, LARANJA & STEREOSSAURO
Bar > JOHN PLAYER SPECIAL

Bezegol
Bezegol, é já um dos grandes nomes da música nacional e sem dúvida o número 1 do reggae produzido em Portugal. Monstro, é o terceiro trabalho de originais de Bezegol e neste disco todos os segredos e truques são revelados. Ao longo dos últimos 4 anos, foram muitos os músicos que perceberam a ascenção de Bezegol e daí as muitas fortes participações no disco. Monstro, é também o single de apresentação deste novo disco e sucede o primeiro single Fora de Lei que ainda hoje roda nas rádios e que é o ultimo tema do disco.Bezegol, tornou-se num fenómeno nos últimos dois anos e ele foi o artista com mais downloads teve, no website da Optimus discos. O disco abre com uma nota introdutória e de seguida podemos ouvir o segundo tema, uma versão de José Afonso do tema A Morte Saiu à Rua. Neste tema, Bezegol é acompanhado pela guitarra de Pedro Vidal (ex- Blind Zero; Guitarrista de Jorge Palma e Pedro Abrunhosa ). Vidal, foi também quem misturou e masterizou 5 temas do disco. No tema Monstro os beats ficaram a cargo de Kronik, a guitarra e baixo com Vidal e as segundas com Chinas Late (Fat Freddy e Clash City Rockers) e teclados e voz com o Bezegol. O quinto tema do disco, é Proscritos e foi escrito por Bezegol e pelos Angolanos, Conductor (Buraka som Sistema e Conjunto Ngonguenha) e Ikonoklasta (Conjunto Ngonguenha e Batida). Ganja é a musica 6 do disco e é tocada com toda a banda que acompanha o Bezegol.
soundcloud.com/bezegol
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Stereossauro
Com um background em Artes Plásticas e formado em Design, faz já algum tempo que Stereossauro trocou os lápis da Escola Superior de Artes e Design pelo sintetizador e o gira-discos. As suas actuações live caracterizam-se por sonoridades e texturas densas, sem limites à criatividade e sem receio de fugir à segurança de fórmulas estabelecidas, onde sobressai o seu gosto musical ecléctico. O sampling, onde cruza o passado e o futuro, juntamente com a experimentação quase laboratorial de instrumentos musicais marcam a identidade da música de Stereossauro. A solo, apresenta-se em palco munido de um giradiscos e de um sampler, manipulados de uma maneira única e muito pessoal, num formato que gosta de apelidar de “Two Hands Band”. Internacionalmente sagrou-se campeão do mundo de scratch a ‘meias’ com Dj Ride, com quem forma a dupla Beatbombers, na categoria “show” e  duas vezes vice-campeão.
facebook.com/stereossauro
soundcloud.com/stereossauro

John Player Special
Com uma base de breakbeat, os seus sets cruzam influências da música urbana actual, onde o funk e o hip-hop assumem uma expressão mais significativa. Sem receios ou fronteiras, percorre caminhos pouco trilhados, recorrendo a uma selecção discográfica diversificada e de valor histórico, alternando as últimas novidades de algumas das mais inovadoras editoras de música independente, com clássicos muitas vezes esquecidos. Misturando os beats com mestria, que envolve com scratchs e loops, os seus sets fogem do óbvio, e são exercícios altamente dançáveis de grande consistência técnica e musical. Aconselhável em doses maciças e a bom volume.
myspace.com/djjohnplayerspecial
johnplayerspecial.podomatic.com
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Sábado, 27 de Abril
ENED 2013 / CIRCUS' POSCA NIGHT #2
Clube > KILLIMANJARO (live), CLUB DE FUNK por PEDRO TENREIRO
Bar > LOVERS & LOLLYPOPOS SOUND SYSTEM

Killimanjaro
São como búfalos a galope, sem destino algum, apenas o de estremecer aqueles por quem passam. São 3 e poderiam chamar-se Gomez, Lopez e Dorez. Só lhes interessa o palco, como a savana onde o búfalo se alimenta, para continuar a galopar. Killimanjaro.
facebook.com/killimanjar0

Pedro Tenreiro
Uma das festas com mais tradições na cidade do Porto transita agora para o Armazém do Chá. Pedro Tenreiro traz  da sua colecção de discos. Do Funk clássico aos temas obscuros num desfilar sem término de boa música.
myspace.com/clubdefunk
mixcloud.com/pedrotenreiro

Lovers & Lollypops Sound System
Três homens sensuais que passam música com disponibilidade também para casamentos e baptizados.
facebook.com/loverssoundystem
loversandlollypops.net

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Terça, 30 de Abril
BAM | BAD ASS MUSIC
Clube > NUNO FORTE vs. SLIMCUTZ
Bar > KULTURE BROTHERS

Nuno Forte
"… comecei a passar música por imposição de um amigo que nos meados/fim dos anos 90 tinha uma noite no bar Anikibobo chamada Stratosfunk, esse amigo, Pedro Tenreiro, era também um dos "culpados" da existência de uma loja de música (Kamikazz) onde nessa altura era possível comprar D'n'B em vinil e foi precisamente numa das muitas visitas a loja para comprar uns discos que tudo começou. Por essa altura 1996/97 ambos vivíamos em Matosinhos e foi no caminho para casa que eu mostrei-lhe uma mixtape, em cassete das verdadeiras, que tinha gravado em casa, a primeira reacção foi perguntar onde tinha arranjado aquilo, na altura não havia fóruns ou soundclouds ou myspaces para descarregar os sets dos artistas, eu disse-lhe que tinha gravado em casa com os discos que tinha comprado lá na loja ao inicio não se acreditou mas depois de perceber que os discos usados no set eram os mesmos que lhe havia comprado deu-me os parabéns e disse " tu não podes ficar em casa a passar música, tens de partilhar esse talento com tanta gente quanta puderes, na minha próxima noite vais passar musica comigo" e assim lá fui eu passar 1h de D'n'B ao Anikibobo. O público gostou, a coisa falou-se, fui "adoptado" pela única agencia que á data trabalhava com D'n'B ( Hushed Market) e não tardou muito começar a ser convidado a passar música em sítios como o Meia-cave, Urban sound, Hard-Club entre outros. Passados 15 anos cá estamos, muita hora e km depois já tive o prazer de passar música nos mais variados eventos e locais do país ao lado de praticamente todos os artistas de topo, é impossível mencionar todos até porque não me lembro mas destaco as primeiras festas de D'n'B realizadas no Hard-Club em 1998, o festival Blue Spot 98 com Roni Size ,Dynamite, Alex Reece, Wax Doctor, Amon Tobim entre outros, Festival do Sudoeste 98 e 99, Grande Feira internacional Expo 98, a 1º noite "alternativa" no extinto Rocks Club ao lado de Adam Freeland… Em 99 bazei para Lisboa onde vivi durante 2 anos e onde surgiu o colectivo Pressure Force composto por mim mesmo, Dinis e Filipa Príncipe, juntos desassossegamos Lisboa 1 vez por mês com a infame noite Jungle Bells no Lux durante 2 anos, aí partilhamos a cabine com nomes como DJ Fabio, Grooverider, Ed Rush, Dj Marky... De volta ao Porto em 2001, Capital europeia da cultura muito dinheirinho para investir em Dj's internacionais numa base mais regular (mensal) e o D'n'B começa a deixar de ser um nicho de minorias, o que justifica uma área no festival Electro Parade com um cartaz de luxo, Andy C, Fabio, Grooverider, Dj Zinc, Moving Fusion e os Mc's GQ, IC3 e Darrison. É também por esta altura que surge a 2º vaga de festas no Hard-Club, agora com 1 ou mais Dj's internacionais por festa, foram 5 anos, mais minuto menos minuto, a fechar festas, dessa altura ficam muitas emoções e memórias e a consagração do talento há muito descoberto. No presente continuo a passar D'n'B com o mesmo gosto de sempre, agora cada vez em mais localidades do país, de Bragança a Faro desviando pelos Açores. A nível internacional já fiz barulho em Londres (1001 Cafe, Brixton Num clube que não me lembro do nome com Dj Nelassassin), Barcelona (Moog), Madrid, Valencia. Por isto e muito mais que agora não me lembro venci o prémio de melhor Dj Nacional de D'n'B por 10 vezes : 4 x Dance Club Awards ( 2001, 2002, 2003, 2004), 3 x Cows on Patrol D'n'B forum Awards (2007, 2008, 2009) e 3 x Backstage Music Forum Awards (2008 , 2009, 2010)." Nuno Forte
facebook.com/nuno-forte

DJ Slimcutz
DJ SlimCutz é o bi-campeão da edição nacional da mais importante competição de turntablism, o DMC. E graças à sua qualificação na última edição mundial deste campeonato, é também um dos 10 melhores turntablists do planeta. Na noite portuguesa, é reconhecido como um frenético debitador de malhas, capaz de manter o público em euforia, independentemente das características da pista. Assim o confirma o seu historial a tocar ao lado de artistas de fama universal, como Flux Pavilion, Doctor P, Skream, Emalkay, Delta Heavy, JFB, Pharoahe Monch, M.O.P, Beatnuts, The Alchemist, Oh No, GrandMaster Flash, X-Ecutioners, Beat Torrent e muitos outros. Foi também escolhido pelos Mind da Gap, uma das nossas mais míticas bandas de Hip-Hop, para ser o seu DJ oficial. Partilhando o palco com eles por todo o país, é já visto pelo público quase como o seu 4º membro. O seu grupo, The Bigger Banger Theory, tem atirado a matar na cena electrónica do Norte, não só pelas festas vibrantes onde tem tocado, mas também pelos convites de colaboração provenientes da Red Bull Music Academy Portugal. Neste projecto sem fronteiras, constrói músicas e faz a noite dos ravers mais exigentes, juntamente com o desafiante produtor Taseh e com o DJ Sistema.  Para terminar, é de referir o seu papel enquanto parte do colectivo musical e artístico Monster Jinx, uma referência nortenha de independência e autonomia dentro dos meios culturais nacionais.
facebook.com/deejayslimcutz

Kulture Brothers
Tudo começou em 1 de Outubro de 2005, mais precisamente em Torres Novas no Trampolim Bar onde os irmãos Manuel e Tiago Magalhães começaram com o projecto Kulture Brothers. Naturais da Cidade do Porto, sentiram a necessidade de partilhar a sua cultura e ao mesmo tempo divertirem-se com isso mesmo. O gosto eclético de ambos revela uma extrema versatilidade, viajando assim desde as melodias sintetizadas dos anos 80 ao rock (este sempre funcionando como motor do projecto) mas onde o indie e outros (géneros) podem fazer parte dos seus alinhamentos. Dada a sua versatilidade têm o orgulho de já ter passado pelos seguintes sítios:  Trampolim bar, Galeria Bar, Teatro Sá da Bandeira, Real Feitoria, FEUP (Feup Caffé e Feup Sounds), Plano B, V5, Alfândega do Porto, SPOT, La Boheme, Insólito bar, Contagiarte, Vila Porto, Basement, Tendinha Indiscreta, Tendinha dos Clérigos, More Clube,  Super Bock HD Fest (Viana do Castelo) e Indiscreta; e de já terem partilhado o mesmo palco com as respectivas bandas: Sizo, Pluto, John is Gone, X-wife, Wraygunn, Dogma, Kumpania Algazarra, Blá Blá Blá, Turbo Club, Nagoya, Nema Trevo, Hookers on Rockets, Mr. Miyagi, Larkin, Killimanjaro, Moe´s Explosion,  KVB and Slimmy. Sendo assim só lhes resta esperar  que muitos anos se sigam pela frente sempre a partilhar a música que gostam por todos vós.
myspace.com/thekulturebrothers
facebook.com/kb.kulturebrothers
twitter.com/kulturebrothers

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