Outubro '11 | 3º Semana

|

Terça, 18 de Outubro
Wine, Tea & Music

-:-

Quarta, 19 de Outubro
YELLOW STRIPE NIGHT
C-Netik b2b T-Rex

Um evento com o carimbo da Yellow-Stripe no Armazem do Chá com os sons mais pesados do Drum 'n' Bass. C-Netik e T-Rex partilham os decks.


-:-

Quinta, 20 de Outubro
Concerto > WE LOVE 77 FT. Vic Godard and the Subway Sect
CHÁ DAS QUINTAS
Clube > Freshkitos, Dig & Nuno Carneiro & Tiago Magalhães
Bar > Freshkitos Father

We Love 77 , uma exposição de 77 pinturas do dupla artista Sardine & Tobleroni , narrando a evolução do punk rock.
Esta é a grande exposição individual em Portugal para a dupla de artistas Sardine & Tobleroni, que descrevem o seu estilo artístico como "Conceptual Art Brut. Sardine & Tobleroni foram inspirados a embarcar nesta série de trabalhos em 2005, quando a revista Mojo publicou uma edição especial chamada de Punk 77 Smashers Punk. As pinturas incluem The Clash, X-Ray Spex, Sex Pistols, Ramones, Buzzocks, MC5, The Stooges, Patti Smith, New York Dolls, Siouxsie and the Banshees, Sham 69, The Damned, Joy Division e Black Flag, para citar apenas alguns dos artistas retratados. Para muitos, 1977 foi o ano definitivo do punk, mas a exposição apresenta também bandas influentes e precursoras como os The Stooges, fazendo um percurso até chegar a bandas contemporâneas como os The Libertines. O resultado final é a primeira exposição de arte do estilo punk e um tributo monumental aos artistas de uma das épocas mais emocionantes da história da cultura popular. O duo Sardine & Tobleroni divide a superfície das suas obras em duas metades, em que o lado direito é pintado por Sardine e o lado esquerdo por Tobleroni. A dupla descreve a sua prática como Conceptual Art Brut, o equivalente ao que o Punk significa na música. O duo participou numa numerosa série de exposições individuais, tanto no Reino Unido, onde estiveram sedeados durante vários anos, como na Itália ou em Portugal, entre outros países. Fizeram parte de "Travelling Light" na 53 ª Bienal de Veneza, em 2009, e o seu show solo "We Love 77 'estreou-se em Fevereiro de 2010, num espaço convertido especialmente para a exposição em Islington (Londres), com participações de Poli Styrene dos X-Ray Spex (recentemente falecida) ou Don Letts, tendo tido mais de 2000 visitantes.
Vic Godard and the Subway Sect é o cantor e compositor do antigo grupo de punk Subway Sect. Actua agora a solo, acompanhado de diversos músicos. Em 1976, Godard formou os Subway Sect, com outros três fãs dos Sex Pistols seguindo uma sugestão de Malcolm McLaren (manager dos Sex Pistols), que queria uma outra banda para o line-up do 100 Club Punk Festival. Godard alterou a composição dos Subway Sect em 1980 com novos músicos e assinou com a Oddball, lançando o álbum What's The Matter Boy?. Após uma digressão de Verão com os Buzzcocks, os Subway Sect dissolveram-se.
Em meados dos anos 1980, Godard aposentou-se da música e tornou–se carteiro. Em 1990, Godard escreveu a canção "Johnny Thunders", uma homenagem inspirada por uma leitura que fez no seu funeral, gravando ainda mais dez faixas nesta altura, que acabaram por fazer parte do álbum "The End of the SurreyPeople”, com o Sex Pistols Paul Cook na bateria. Mais tarde, na década de 1990, Godard formou a banda Long Decline. Em 1998, Godard lançou o álbum Long Term Side-Effect e em 2002 álbum Sansend, lançado sob o nome Subway Sect. Em 2007, com os Subway Sect, Godard gravou as canções que eram destinadas ao seu próprio álbum de estreia em 1978, sob o nome de “1978 NOW".
Freshkitos é o projecto criado por Gustavo e DJ Phil que ao longo deste últimos anos tem movimentado o underground portuense, quer através dos seus djs sets, como pela programação de que são responsáveis no Gare. Movimentam-se pelas várias vertentes da música de dança actuando frequentemente no norte do país, ao lado de nomes como Laurent Garnier, Felix Da Housecat, Ricardo Villalobos, André Galluzzi, Michael Mayer, Tiga, 2manydjs, entre outros. Diversão e irreverência são dois dos ingredientes usados para criar os momentos de euforia que marcam as suas actuações na noite mensal que possuem no Armazém do Chá à qual ironicamente chamam Chás das Quintas. A acompanhá-los terão desta feita Dig & Nuno Carneiro, Tiago Magalhães e Freshkitos Father.


-:-

Sexta, 21 de Outubro
Clube > Black Magic Six (live), No Desperate House Wives
Bar > Papi Rosso & Dedy Dread (Lisboa Records)

Duo dinâmico de Helsinquia fundado em 2006 em min-tour pelo Norte de Portugal em Outubro de 2011 (!!!). Muitos dizem que os Black Magic Sic misturam sons entre Howling Wolf e Venom. Outros aclamam inflûencia dos The Stooges, Dead Kennedys, Sweetheart ou AC/DC… Mas estão enganados pois os Black Magic Six são muito mais do que iss. Muito mais poderosos e sem piedade.
Esta noite é de Rock e não é para meninos!!! Dos êxitos dos Clash ao hinos "indies" intemporais dos Pixies as No Desperate House Wives sabem levar uma pista de dança ao rubro com o melhor do Rock acrescentando uma magia que apenas o sexo feminino pode fazer...


-:-

Sábado, 22 de Outubro
MEGABASS #24
Concerto > João Só e os Abandonados
Clube > Voxels, Sharkslayer, Sérgio Gomes & Twin Turbo
Bar > DJ Spot

Para celebrar o seu segundo aniversário o colectivo Megabass preparou duas datas que da melhor forma representam o seu espírito inovador. A estreia em absoluto dos Voxels, duo português constituído por Pedro Chamorra e Pedro Pinto, que a 21 de Outubro lança o seu primeiro EP de nome Synthmetric e o finlandês, Sir Nenis, membro dos Sharkslayer e dono da editora Top Billin'. Para além deles actuam também os residentes Sérgio Gomes (BREAKS lda.) e Twin Turbo e a 21 o Sushi Riddim Squad enquanto a 22 o já habitual DJ Spot. E como extra o concerto de João Só E Os Abandonados a marcar o lançamento do disco "Ela Só".

JOÃO SÓ E OS ABANDONADOS
Não sabemos muito bem em que ano estamos quando nos pomos a ouvir João Só e Abandonados.Há neles um revivalismo enternecedor dos baladeiros a preto e branco, mas também uma colorida e diversificada raiz, que os coloca entre a vanguarda dos anos 1960, a intervenção portuguesa da década seguinte e a pop enxuta dos novos tempos, desta ou doutra banda. O que é curioso é que, ao contrário do que sugere a canção, isto acaba muito bem. João Só e Abandonados revelaram-se, em 2009, como um dos projectos mais frescos da canção escrita em português, com o lançamento do inspirado álbum homónimo. Ela Só, o segundo trabalho, não se perdeu pelo caminho e mantém o viço da estreia, com o acréscimo de ter Zé Pedro (Xutos & Pontapés) e Frankie Chavez como convidados. Há neles um revivalismo enternecedor dos baladeiros a preto e branco, mas também uma colorida e diversificada raiz, que os coloca entre a vanguarda dos anos 1960, a intervenção portuguesa da década seguinte e a pop enxuta dos novos tempos, desta ou doutra banda. O que é curioso é que, ao contrário do que sugere a canção, isto acaba muito bem. João Só e Abandonados revelaram-se, em 2009, como um dos projectos mais frescos da canção escrita em português, com o lançamento do inspirado álbum homónimo. "Ela Só", o segundo trabalho, não se perdeu pelo caminho e mantém o viço da estreia, com o acréscimo de ter Zé Pedro (Xutos & Pontapés) e Frankie Chavez como convidados.

VOXELS (Top Billin'/Enchufada)
Os Voxels são um duo constituido por Pedro Chamorra e Pedro Pinto que a partir do estúdio Magical Audio Unicorn são talvez a melhor surpresa de 2011 da música electrónica criada em Portugal. Com influências que vão da génese do French Touch ao universo mais rude do techno tem a preocupação da criar canções. Depois da remistura para os Buraka Som Sistema lançam a 21 de Outubro o seu primeiro EP pela finlandesa Top Billin'. Para o ano de 2012 têm já agendado o lançamento de novos temas pela portuguesa Enchufada.

SHARKSLAYER (Top Billin')
Dono da Top Billin' Sami Nenola aka Sir Nenis, membro dos Sharkslayer, tem vindo ao longo dos últimos anos cimentando a sua posição como vector fundamental no desenvolvimento da música electrónica a nível mundial. Se no início a Top Billin' se regia pelo universo B-More uma importação do espectro musical da cidade norte americana de Baltimore rapidamente se assumiu como plataforma de divulgação de tudo o que é importante para a música de dança... Do House ao ao Nu-Disco, do Dubstep ao Moombahton a editora divulga um pouco de tudo o que de melhor se faz na actualidade. Enquanto produtor os seus temas bebem de toda esta diversidade resultando num híbrido contagioso de música de dança.

SERGIO GOMES (BREAKS lda./MegaBass)
Fundador da BREAKS lda. e membro do colectivo MegaBass, Sérgio Gomes é desde há anos um dos principais impulsionadores da nova música electrónica em Portugal.

TWIN TURBO (Kiez Beats/MegaBass)
Twin Turbo são os irmãos gémeos Nuno e Pedro Pinto. Depois de algumas experiências a solo ou noutros projectos, começaram a pôr som juntos no início de 2006. Desde então, já passaram por diversas pistas de dança do Porto, onde residem, tais como Plano B, Passos Manuel, Pitch, Bazaar e Indústria, assim como algumas das mais conhecidas da capital, como Lux, Mini-Mercado e Incógnito. Contam também com passagens por Viana do Castelo, Ponta Delgada, Guimarães, Braga, pelo festival Paredes de Coura em 2008, Clubb Ace (Estocolmo, SE), Soundsick e Poney Club (Madrid, ES). Os seus dj sets são marcados por uma extrema intensidade, que revelam as influências rock e heavy-metal que fizeram parte da sua adolescência e formação musical. Uma volta à pista em máxima rotação entre os sons mais sujos e distorcidos do bassline, fidget house e o techno mais contundente. Em Outubro de 2009 iniciaram o Club MegaBass em parceria com Sérgio Gomes (BREAKS lda.) com base no Armazém do Chá no Porto mas tende a estender-se pelo país e não só. Caracteriza-se por sons bassline, midget house, ghetto bass, fidget, dubstep, bmore, etc. Estes sons têm igualmente caracterizado os mais recentes sets dos Twin Turbo, sempre na procura de sets imprevisíveis, que é a base da motivação para este hobby que ocupa cada vez mais espaço no dia-a-dia. A produção musical é o próximo passo. Após alguns mash-ups e edits para os seus sets, remisturaram faixas para Dare2disco (Kiez Beats), Roulet (Enchufada), Mirror People (Brilliantine) e Dj Loveboat. A primeira faixa original “Fogo” foi editada pela Kiez Beats de Hamburgo e a edição inclui uma remistura de Zombies for Money & Jony Tevez. Mais recentemente, acabou de sair uma remistura para Ludovic, na Raving Loony. E sim, eles têm uma fixação por carros ou qualquer outro tipo de veículo de motor sobrealimentado. Vai uma boleia?

DJ SPOT (Move The Crowd)
A Move the Crowd é uma organização que se dedica à promoção e exposição da cultura do Turntablism. Tem raízes na cidade do Porto e tem como objectivo encorajar os DJs de Scratch a trocaram ideias e partilharem técnicas, contribuindo assim para o aproximar dos praticantes desta forma de arte. Regularmente, organiza Jams de Scratch, onde tanto os DJs como os apreciadores são convidados a participar e a interagir. Powered by Numark. O seu mentor DJ Spot DJ Spot serve doses de de hip-hop sem restrições de bpm's com a melhor das técnicas do turntablism.

0 comentários:

Enviar um comentário