Setembro '13 | 2ª Semana

|

Quarta, 11 de Setembro
ARMAZÉM EM FESTA
Clube > DOGZ UNITED, BASIC (BASIC MANUVERS), DUSTY, DJ SMC (LASER BEAM) & LOW END
Bar > MAZE (DEALEMA), DJ D-ONE, DJ SUPRHYME, LEANDRO SÁ & RAPHZILLA

Quem sai à quarta tem outro espírito: tem o espírito da Festa. E é no Armazém em Festa que esta gente se congrega. Drum & Bass e Dubstep no clube e Hip-Hop & R'n'B no bar.

Dogz United
Dogz United é uma dupla de DJs de Drum and Bass composta por: Frenz, hoje a viver em Londres e Dosk. Começaram a tocar em Dezembro de 2007, quando a Garagem, lhes deu a hipotése de começar a sua trajetória artística. Já tocaram com DJs internacionais como Andy C, Pendulum, DJ Hype, Subfocus, Friction, Roni Syze, Netsky, Ed Rush, Optical, Break, Noisia, Spor, The Upbeats, Dieselboy, Goldie, Black Sun Empire, Apex , Evol Intent, Calyx & Teebee, Loxy, Vicious Circle, Commix, Lynx, Zero T, Loadstar, Prolix, DirtyPhonics, Metrik, Dom & Roland, Gridlok, AMC , Counterstrike, Limewax, SPL, Audio, The Sect, Cooh, Raiden , The Panacea , Gancher & Ruin entre outros... De Vilar de Mouros ao Sudoeste TMN já tocaram em muitos outros palcos como Neo Pop Festival, o Spot MEO Portimão, LX Faktory, Teatro Sá da Bandeira, Hard Club, Gare, Indústria, Pitch, Plano B, a TMN ao Vivo e 1001 (Bricklane, Londres). Do Liquid ao Techstep, passando pelo Neurofunk, os Dogz United são capazes de fornecer o som necessário para um DJ set de elevada qualidade!
facebook.com/dogzunited
soundcloud.com/dogz-united

Dusty
Dusty, nascido em 1986 e natural da cidade de Braga. Entra em contacto com a música electrónica nos inícios da década passada através de amigos de longa data (Downbeat, DJ Trap, BSA, Zirash) que já na altura se aventuravam no mundo da música. Rapidamente adquire um gosto especial pelo Drum & Bass, o que o leva a frequentar regularmente os maiores eventos do género por todo o país, ficando fortemente fascinado pelo ambiente e qualidade musical que na altura se faziam sentir no saudoso Hard Club. Com o despontar da cena em Braga, através do trabalho da promotora Massive, começa a contactar mais de perto com a mistura e inicia um longo amadurecimento, que se baseia principalmente no vício de procurar música e posteriormente de a misturar no estúdio caseiro do amigo de longa data DJ Uzi. Como consequência do seu trabalho e fascínio pelo Drum & Bass, no ano de 2010 tem a sua primeira gig num evento realizado pela promotora Massive, a quem se acaba por juntar no ano de 2011 a convite de DJ Trap. Nos seus sets há uma constante procura de inovação em termos musicais, nunca descurando o lado dos ravers, sendo que o aspecto central será sempre a existência de grandes baixos e ambientes futuristas!
soundcloud.com/digitaldust
facebook.com/dustymassive

Laser Beam
O colectivo Laser Beam é formado por 3 DJs (3WA, Phatbass e SMC ), provenientes de diferentes vertentes musicais, que combinadas formam uma mistura explosiva de skills com a melhor selecção musical do Dubstep internacional. Laser Beam, dá ao público o que mais gosta: "Basslines" poderosas, corpulentas, animalescas, brutais...
facebook.com/laserbeamcrew

Suprhyme
Suprhyme é um dj e beatmaker que nos chega da cidade do Porto.
facebook.com/djsuprhyme

Leandro Sá
É um jovem do Porto, apaixonado pelo Hip-Hop/R&B, os seus sets passam pelos clássicos que todos conhecem do final dos 90, até os actuais hits da musica mundial.

-:-

Quinta, 12 de Setembro
ERASMUS PARTY

O ano lectivo está a começar e com isso as noites de longas festas e alegria… Mais uma noite de celebração com o carimbo do programa Erasmus.

-:-

Sexta, 13 de Setembro
ZONA 6 APRESENTA: LOW DOWN>13
Clube > KRON SILVA & GUESTS (APRESENTAÇÃO DO ÁLBUM "A PROVA DOS NOVE"), dB & THUNDERCUTS, DJ THUNDERCUTS, SURFACE & FAT CAP
Bar > GREEN SOUND KILLA, KEEP ON FIRE, IRIE KAYA & SWEET DROP

A Lowdown chega ao Armazém do Chá com uma edição dedicada ao Hip Hop/Rap, Drum & Bass e às habituais boas vibrações do Reggae, Dancehall e Trap! Nesta edição 13, sexta-feira 13 de 2013, teremos vários convidados e momentos especiais entre os quais destacamos a apresentação do álbum "A Prova dos Nove" novo trabalho a solo de Kron Silva nome bem conhecido da Invicta desde 1997.

Kron Silva
Kron Silva é MC e Produtor nascido e criado em Matosinhos, as suas influências vêm de todo o espectro, desde o Jazz ao Drum’n’Bass, desde a música americana dos anos 70 às sonoridades mais atuais que nos chegam de todo o mundo. Kron entrou na cena musical em 1997 como um dos vértices iniciais de Triângulo Dourado, grupo de Rap que ainda hoje é reconhecido como um dos mais underground na área do Grande Porto. Em 2006 Kron juntamente com Mohad Sabre, Dom Rubirosa e LTerrible formou o colectivo Governo Sombra. Nessa altura, Kron fundou também a editora independente GovSom, que tinha como objectivo principal editar e distribuir os trabalhos do Governo Sombra. Em paralelo, Kron inclui no seu portefólio musical colaborações com DJ Cruzfader (Orelha Negra), Terrorismo Sónico, Mind da Gap, Sound Killaz (Jamaica), Substance (USA), Hi Fidel Cartel, Blastah Beatz, entre outros.
soundcloud.com/kronfather
facebook.com/kronfather

dB
Nascido em 17 de Julho de 1985 no seio de uma família de dB’s (uma tradição familiar), cedo tomou contacto com música através do seu pai, também ele um music addict. Os gira discos com o vinil a rodar e a música pelo ar são uma memória de infância, e talvez este aspecto tenha sido o grande causador do seu amor pela música. Com o passar do tempo sempre dedicou horas e horas à escuta da música, explorando tudo o que de bom era e especialmente foi feito por esse mundo afora. Na preparatória toma pela primeira vez contacto com o hip hop e com os beats: aquela junção de excertos de música extraída de temas que muitas vezes já conhecia das suas explorações musicais com samples de bateria fortes era a sua cara! Não tardou muito a começar a fazer as suas experiências em casa, no seu pc…Durante anos divagou por diversos estilos mas os beats … os beats, os samples, os drum breaks acabavam sempre por voltar e soar melhor no ouvido do que qualquer outra coisa que ouvisse. Em 2010, já com os seus estudos terminados, começa a adquirir equipamento para começar a levar as suas experiências caseiras para outro nível …. E passo a passo começa a entrar num caminho do qual já não sai: a produção de beats (beatmaking) e sobretudo o crate digging. Os estilos / artistas que sampla não têm um padrão específico: a regra é basicamente ouvir… e sentir. Se essa condição se verificar, é bom para samplar. É assim que nasce o primeiro álbum [Retro]Activo, um conjunto de 22 beats que lhe deram um prazer enorme fazer e que são o resultado de anos de educação do ouvido e experiências musicais com avanços e retrocessos. Desde então começa uma fase de maior exposição: actuações em vários programas de rádio (Antena 3, Vodafone FM, Rádio Às), algumas actuações ao vivo (Plano B, Associação Mercado Negro, Inauguração EarBox), participação na colectânea “Novos Talentos FNAC Música 2012” e bastante feedback positivo da parte de quem ouve, sinal de que há por aí muita gente que sente a sua música e reconhece o sentimento que nela ele coloca. E esse é o maior motivo de satisfação para dB, que resgatando temas de outros tempos e reconstruindo-os ao seu jeito mantem viva a música feita com coração.
earboxwear.com/db
dbspot.bandcamp.com
facebook.com/dbgaia

DJ Thundercuts
Scratch DJ, fã incondicional de hip-hop, viciado EM vinyl, bebedor inveterado de Jack Daniels… 4450 Matosinhos, Porto, Portugal.
facebook.com/thundercuts
youtube.com/thundercuts

Surface
Surface é um DJ Português nascido em 1987 no Porto que desde cedo demostrou grande interesse pela musica num geral. Em 2004 começa a tocar hip-hop onde desenvolveu skill também no turntablism. Mais tarde em 2007 começou misturar drum & bass com alguns amigos de escola e nunca parou desde então. Em 2008 junta-se à equipa da Zona 6 a quem também pertence DJ Oder tocando nos maiores clubes a nível nacional com artistas internacionais como Calyx & Teebee, Dirty Phonics, Tantrum Desire, Prototypes, Xylent, Benny Page, Logistics, Black Sun Empire, Phace, Wilkinson, DJ Marky, Crissy Chris, Silver para mencionar alguns. Em 2013 começa a levar a produção musical mais a sério, passa a maior parte do seu tempo no estúdio e espera mostrar resultados para breve!
https://soundcloud.com/djsurface
facebook.com/djsurface
youtube.com/xikocr

Fat Cap
Mais conhecido na cena do Drum and Bass como Fat Cap, Marcelo Marques, DJ e produtor deu a conhecer ao mundo o seu trabalho no ano de 2006. Iniciou o seu percurso com a promotora Cinética, e em 2012 junta-se à Crew da Ear Sound. Reconhecido como Up and Coming Talent em 2007 pela Cows On Patrol, Fat Cap percorreu pistas de dança de Norte a Sul do País ao lado dos melhores nomes nacionais e internacionais. Os seus sets são versáteis, normalmente recheados de energia e scratch´s, que podem ir do jump up ao liquid e neurofunk. Em 2009 surge o convite para ser Dj dos Omega krew, que se dedicam a fazer Hip-Hop. É Dj do Colectivo 258, que é formado pela grande família Omega Krew, Lente de Contacto, H2O, Axioma, Onakep, Trocadilho e Ré Menor. Voltando ao Drum and Bass, Fat Cap apresenta-se como produtor no ano de 2012, com os seus temas "Believe", "Take Me Higher", "Playah", e ainda uma Remix do tema "Neon Lights" de Doctor P, recebendo de imediato apoio de Djs e Produtores da "tuga" e não só. Neste ano de 2013, Fat Cap apresenta a sua Remix de Drum and Bass do tema Dubstep "Louder " do consagrado DJ Fresh, e por último o seu tema original "Shadows" afirmando-se mais uma vez como Produtor, e que está cá para ficar.
soundcloud.com/fatcap_prod
facebook.com/fatcap.prod

Green Sound Killa
DJ Gwaan & Don Widle-B formam os Green Sound Killa e movem-se nos territórios do dancehall e dirty music.
soundcloud.com/greensoundkilla
facebook.com/greensoundkilla
twitter.com/greensoundkilla

Keep On Fire
Sound System do Porto cresceram a partir das origens do reggae e do mais recente dancehall. Têm como principal objectivo transmitir a mensagem da cultura de reggae, e obviamente crescer como artistas!
facebook.com/keep-on-fire-sound-system

Irie Kaya Sound
Irie Kaya Sound, oriundos do Porto, é um projecto entre amigos amantes da cultura jamaicana, que teve inicio em 2011, constituído por Selecta Bass Selecta Collie e no mic Toaster Boom. Atuações com vibrações positivas e com grande animação e profissionalismo. Tentamos transmitir a mensagem da cultura soundsystem, desde o reggae, passando por dancehall, soca, hip hop, sempre preparados fazer a festa em grande. Começaram logo a trabalhar em força para obtermos feedback positivo por parte de promotores, organizadores e público, e a partir daí,começamos a ser requisitados para festas.
facebook.com/iriekayasound

Sweet Drop
As Sweet Drop são a nova geração de DJs no feminino na vertente reggae da Invicta.
facebook.com/sweetdropsound

-:-

Sábado, 14 de Setembro
OPTIMUS D'BANDADA
Clube > BLAYA, AWSUM, NINJA KORE, DJ SLIMCUTZ, PATMAC & FILIPE SARAIVA
Bar > JOHN PLAYER SPECIAL

As ruas da baixa do Porto vão encher-se, de novo, a 14 de Setembro, para a 3.º edição do Optimus D' Bandada. Este ano, o festival conta com Blaya (bailarina dos Buraka Som Sistema), Tape Junk, Ciclo Preparatório, Voxels, Awsum, Little Friend, Pedro Puppe, Ninja Kore. À semelhança das edições anteriores, o D'Bandada ocorre em diversos espaços, incluindo o recém-nascido Edificio Axa, na Avenida dos Aliados. António Zambujo dará um concerto transversal, sem requisitos de idade para entrar, com o objectivo de juntar vários públicos; Miguel Araújo e Samuel Úria ocuparão o Clube dos Fenianos Portuenses, que vai ser o “quartel general” desta edição, e onde o programa foi apresentado nesta terça-feira; a editora internacional Clean Feed vai programar um espaço dedicado ao Jazz; ao passo que a música tradicional portuguesa vai fazer também a sua entrada no mundo festivaleiro com um espaço programado por Tiago Pereira, autor do projecto “A música portuguesa a gostar dela própria”. Com uma abordagem mais radical, haverá uma estafeta e uma maratona musical, protagonizadas por varias bandas que irão percorrer algumas das ruas do Porto durante a tarde e a noite, tendo como ponto de chegada a discoteca Plano B. Mas há mais, e neste caso é um regresso: Capicua terá uma noite de discurso falado ou “lingua franca”, como classifica a organização, num espaço dedicado às "spoken words". A Câmara Municipal do Porto, parceira do evento, reforça que a Optimus D' Bandada contribui para a dinamização e divulgação do Porto, dos seus públicos e para o seu turismo. Agora, falta que lojas, habitações, ruas e pessoas se juntem à festa. "Queremos perder o controlo da escolha musical", frisou Pedro Moreira da Silva, da organização, em alusão ao espírito de "festa aberta" que é "popular, transversal e participativa".

Blaya
Muitos já conhecem Blaya como provocadora bailarina e MC que acompanha os Buraka Som Sistema em palco, conseguindo prender as atenções do mundo inteiro com a sua presença e energia inesgotáveis. Depois do desafio colocado por Henrique Amaro (Antena 3) e Branko (Buraka Som Sistema), Blaya estreia-se agora a solo. O EP “Blaya” apresenta o seu lado baile funk (descendência brasileira), actualiza o trap, usa a escola hiphop (letras que contam histórias do quotidiano) e consegue encontrar-se com o seu lado R&B mais delicodoce. Blaya assume a parceria nos instrumentais com a armada electrónica mais fresca do momento (KKing Kong, Klipar, Bizt, Zakmatic e Xão (Brasil). As remisturas chegam da Enchufada, com o venezuelano Pacheko e o companheiro de banda, DJ Riot (Buraka Som Sistema). Para os textos contou com o apoio de amigos como Regula e Agir. A gravação foi nos estúdios Mo’Kubico, e contou com orientação de Conductor (Buraka Som Sistema). “Blaya” é reflexo absoluto do universo da face feminina dos Buraka Som Sistema. Provocação, sensualidade, beats que se dançam sem hora nem local, a foto na rede social a altas horas da madrugada e um after que se prolonga até à noite do dia seguinte.
optimusdiscos.pt/blaya
soundcloud.com/blaya-1
facebook.com/blaya.official

Awsum
Awsum é um projeto conjunto da cantora Sky e do produtor Raez que agora chega ao mercado através do EP “Golden Ears.” A parceria destes portuenses, já explorada anteriormente no disco solo de Sky, envereda agora por um tom mais soul e r&b, distanciando-se da escola do hip-hop que viu crescer Sónia Batista aka Sky. O resultado é um disco catchy, viciante e fresco que espelha a maturidade dos músicos envolvidos. Mas  engana-se quem acha que “Golden Ears” é apenas uma voz melódica. Raez criou uma identidade muito própria e embora a faceta Monster Jinx seja a que está mais acessível ao público em geral, o produtor transportou para o projeto Awsum toda a sua técnica e dinâmica mostrando o porquê de ser um dos produtores portugueses com maior ascensão. “Out of Control”, o primeiro single do EP “Golden Ears”, remete-nos para as novas tendências da música electrónica, com um carisma anos 90 e uma voz doce que nos leva para onde ela quer: Follow me cause you will see there’s something more... "Your Smile", o segundo single, traz-nos a frescura da Primavera e o sabor do Verão. É a inocência de uma voz com um beat puro que nos empurra para tudo o que há de mais simples e nos leva para longe. “Out of Control” e “Your Smile” são as portas de entrada para um EP fresco, saboroso e maduro, e estão disponíveis para download legal e gratuito em Optimus Discos.
optimusdiscos.pt/awsum

Ninja Kore
Ninja Kore é um projecto de música multiartístico cuja plataforma principal é a produção de música electrónica. As músicas originais que apresentam são um reflexo das muitas inspirações que os movem. Alinhando o digital ao analógico, os instrumentos acústicos às máquinas, os Ninja Kore criaram a sua identidade carismática nos domínios do drum'n'bass e dubstep. Para além da música, existe uma forte mensagem artística no background e um colectâneo de artistas das mais variadas artes que se juntam para trazer dimensão ao universo Ninja Kore. Após terem vencido o concurso Live Act, no âmbito do Optimus Alive’12, os Ninja Kore foram convidados pela Optimus Discos para registarem alguns temas em estúdio. O resultado dessas gravações vai ser editado num EP, em Junho. O primeiro single, “Guerrilha Sonora”, conta com a participação de um dos grandes nomes da música Portuguesa contemporânea, Carlos Nobre aka Pacman, ex-vocalista dos Da Weasel, música essa que deu nome ao EP, e com um jovem MC de Bragança, B Fatz, que dá a letra e a voz a “Skill ao Kilo”. Os restantes temas originais reflectem o eclecticismo das escolhas da banda actualmente.  Os Ninja Kore são Bruno Mixtec (Produção / Programação) e John Hektic (Produção / Programação).
optimusdiscos.pt/ninja-kore
soundcloud.com/ninja-kore
facebook.com/ninjakore
youtube.com/ninjakoretv

DJ Slimcutz
DJ SlimCutz é o bi-campeão da edição nacional da mais importante competição de turntablism, o DMC. E graças à sua qualificação na última edição mundial deste campeonato, é também um dos 10 melhores turntablists do planeta. Na noite portuguesa, é reconhecido como um frenético debitador de malhas, capaz de manter o público em euforia, independentemente das características da pista. Assim o confirma o seu historial a tocar ao lado de artistas de fama universal, como Flux Pavilion, Doctor P, Skream, Emalkay, Delta Heavy, JFB, Pharoahe Monch, M.O.P, Beatnuts, The Alchemist, Oh No, GrandMaster Flash, X-Ecutioners, Beat Torrent e muitos outros. Foi também escolhido pelos Mind da Gap, uma das nossas mais míticas bandas de Hip-Hop, para ser o seu DJ oficial. Partilhando o palco com eles por todo o país, é já visto pelo público quase como o seu 4º membro. O seu grupo, The Bigger Banger Theory, tem atirado a matar na cena electrónica do Norte, não só pelas festas vibrantes onde tem tocado, mas também pelos convites de colaboração provenientes da Red Bull Music Academy Portugal. Neste projecto sem fronteiras, constrói músicas e faz a noite dos ravers mais exigentes, juntamente com o desafiante produtor Taseh e com o DJ Sistema.  Para terminar, é de referir o seu papel enquanto parte do colectivo musical e artístico Monster Jinx, uma referência nortenha de independência e autonomia dentro dos meios culturais nacionais.
facebook.com/deejayslimcutz
monsterjinx.com/djslimcutz

Patmac
Em 95, PATMAC tem o primeiro contacto com a mesa de mistura e o vinil, mas é em 98 que assume definitivamente o trabalho como DJ, com a presença mensal num bar (onde convida outros djs nacionais) e com um programa de rádio onde promove o drum & bass e outros estilos musicais a ele associados. Ainda em 98, é convidado para actuar nas principais casas de drum & bass da noite portuense e integra o projecto looping constituído por PATMAC, Tilinhos, Nuno Forte e MC Sooba. No ano 2000, com a residência da looping no Ribeira Douro, ganha cada vez mais respeito entre a comunidade dj e o público. Passa um som que começa já a ser característico e é ao aderir ao comércio on-line de discos, que passa a ter o controlo total da sua selecção musical construindo assim o som que é a sua imagem de marca, com sets poderosos onde impera o Tech Step/Dark Step. Depois de muitos anos na pista do mítico Club Rock's, entra para a cabine que muitos consideram um autêntico "Rolls-Royce". Foi convidado para fazer parte das produções da garagem para o Porto Capital Europeia da Cultura 2001, partilhando a cabine com o top dos djs internacionais. Participou na Electro Parade e nos festivais de Paredes de Coura e Porto Sagres 2001. No ano seguinte, participa no festival Heineken 2002 e alia-se em definitivo à Garagem. Em 2003, divide as noites entre Lisboa e o Porto, entra no line up da Electro Parade 2003 e participa na Tour "10 Years of Trouble", com residência da Garagem em Madrid. Mais tarde, inicia o trabalho de promoção de eventos, edição de conteúdos web e publicidade, na Garagem. Três anos depois, PATMAC mantém-se fiel ao estilo de drum & bass com que mais se identifica e, depois de um percurso gradual no trabalho de promoção de eventos, assumiu juntamente com Marco Martins a produção dos eventos Garagem. A partir de 2009 PATMAC partilha o d'n'b com o dubstep, apostando sempre num som vanguardista, até aos dias de hoje.
facebook.com/patmacofficial

Filipe Saraiva
Filipe Saraiva é um nome bem conhecido de quem acompanhou a evolução do Drum & Bass em Portugal. Tendo iniciado a sua carreira em 1999 rapidamente o seu gosto pelo Drum & Bass levou-o a tocar nos melhores clubes do Porto como o lendário Meia Cave ou o Hard Club, ainda na sua versão Gaia. Mais tarde é convidado para integrar o colectivo Garagem que sem dúvida foi factor decisivo para o que é hoje o Drum & Bass em Portugal. Foi nos eventos periódicos da Garagem que tocou com os melhores djs internacionais… De Andy C aos Bad Company! Grande adepto do viril é ainda neste suporte que faz as suas actuações. Mais recentemente alargou o seu espectro musical para outras sonoridades como o Dubstep ou Bassline mas sem comprometer as suas influências…
facebook.com/filipe.saraiva.37

John Player Special
Com uma base de breakbeat, os seus sets cruzam influências da música urbana actual, onde o funk e o hip-hop assumem uma expressão mais significativa. Sem receios ou fronteiras, percorre caminhos pouco trilhados, recorrendo a uma selecção discográfica diversificada e de valor histórico, alternando as últimas novidades de algumas das mais inovadoras editoras de música independente, com clássicos muitas vezes esquecidos. Misturando os beats com mestria, que envolve com scratchs e loops, os seus sets fogem do óbvio, e são exercícios altamente dançáveis de grande consistência técnica e musical. Aconselhável em doses maciças e a bom volume.
myspace.com/djjohnplayerspecial
soundcloud.com/djjps
twitter.com/jpsdj

0 comentários:

Enviar um comentário